Transformação digital na educação pós-pandemia será urgente

Startup InfoGo traz soluções para ajudar escolas na retomada às aulas presenciais a partir da digitalização de rotinas pelo celular Um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19 é o da educação, onde a cultura digital ainda não é tão presente. A demanda por aplicativos de educação no Brasil cresceu cerca de 130% somente em março, primeiro mês da pandemia. O fato de o digital ser ainda ausente na educação do país faz com que o número de edtechs cresça. Pesquisa publicada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups) atesta um aumento de 23% no número de edtechs no Brasil nos últimos dois anos. O objetivo comum é explorar e criar ferramentas tecnológicas voltadas para um mundo irreversivelmente digital. Entre as 795 startups do setor educacional mapeadas pelo StartupBase, 449 estão ativas atualmente. O mercado mais procurado é o de educação básica, onde sete em cada dez edtechs dedicam-se a soluções para esse segmento. Desse universo, somente 31 são dedicadas à gestão educacional. Instituições de ensino se transformarão em edtechs 33 edtechs brasileiras no TOP 100 da América Latina Mesmo assim, ainda são poucas as instituições que contam com sistemas de gestão escolar para gerenciar processos internos. E, as que têm, fazem uso para armazenar dados e gerar relatórios. Menos de 1% das escolas que integram as necessidades administrativas às demandas de professores e alunos em sala de aula conseguem transformar esses dados em inovação. “As escolas precisam lidar com diversos fatores que já eram problemáticos antes da pandemia e, agora, a transformação digital é uma realidade. Passar por esse processo em um momento de total redução de custos é um desafio, mas, felizmente, há soluções que suprem essa demanda urgente e podem ser adotadas com segurança e agilidade”, explicou Marcus Taccola, CEO da startup InfoGo e especialista em análise de dados e desenvolvimento de aplicativos. O executivo refere-se a soluções que têm o objetivo de digitalizar rotinas, consolidar dados e automatizar processos que agilizem os procedimentos internos de uma instituição educacional em seus mais diversos setores. Aplicativo criado recentemente pela startup InfoGo, com Inteligência Artificial avançada é uma dessas ferramentas. Capaz de gerenciar rotinas diárias até então feitas em planilhas excel ou manualmente, e consolidar os dados por meio de dashboards prontos, sem nenhum trabalho, o aplicativo atende tanto administração interna quanto professores e demais colaboradores. É possível criar rotinas para a gestão financeira, incluindo controle de mensalidades, contas a pagar e a receber e organização do fluxo de caixa, além de cadastrar os alunos com informações de ingresso à escola, identificação dos responsáveis e informações de saúde. Na área de RH, a função currículo também está entre as rotinas disponíveis e ajuda na seleção dos colaboradores com o perfil mais adequado a cada necessidade, o que inclui não só os professores, mas também profissionais de limpeza, segurança, fornecedores e outros. Já os professores podem registrar todas as atividades realizadas por tipo (oral, escrita), por tarefa (atividade não presencial, prova, atividade em sala, TCC, etc.) e usar o aplicativo como diário de classe, com campos para anotações sobre o desempenho de cada aluno, lançamento de notas e apontamentos, como os que precisam de reforço ou reposição de conteúdo, por exemplo. Essas medidas são possíveis de implementar em apenas um dia e suprem as necessidades emergenciais de ordem administrativa, financeira e pedagógica. Com isso, o gestor terá acesso a informações consolidadas, em tempo real, para tomar decisões e adotar as medidas necessárias de forma mais assertiva. Logicamente, o gestor cria alçadas para que somente os responsáveis de cada área tenham acesso a determinadas informações. “Esse aplicativo é de grande utilidade nesse momento de reorganização dos estabelecimentos de ensino e, além de usar somente o celular como recurso, requer um baixo investimento por parte das escolas. Nesse momento, a ordem é cometer menos erros, ter mais agilidade e alcançar bons resultados”, disse Taccola. Pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) revelou que 58% dos internautas brasileiros se conectam exclusivamente pelo telefone celular. Sendo que 85% dos usuários das classes D e E usam apenas o aparelho. Segundo Taccola, as escolas terão de se adequar à realidade digital para suprir uma demanda urgente, que é o acompanhamento pedagógico de cada aluno para alinhar o planejamento das aulas presenciais ao conteúdo passado pelos professores durante o isolamento social. “É necessário utilizar os recursos disponíveis pela maioria, que é o aparelho celular”, alertou o empresário. #educação #tecnologia #inovação #educador21 #edtechs #transformaçãodigital #pandemia #covid19