Skip to main content

Neste Dia do Professor, preparamos um material especial em formato de e-book sobre letramento digital como um presente em forma de informação para os nossos leitores

Homenagens são o que mais merecem os professores neste 15 de outubro de 2020. Não tem sido nada fácil esta temporada de susto, temor, superação e árduo aprendizado. As dificuldades encontradas eram inimagináveis um ano atrás. A pandemia da Covid-19 e o consequente isolamento social têm feito os educadores trabalharem como nunca.

O mundo não é e certamente não será mais o mesmo, nem a Educação. O Dia do Professor chega em meio a uma reinvenção da categoria, forçada a antecipar profundas transformações digitais para se adequar aos novos tempos de ensino remoto.

“A humanidade vive um momento tão doloroso, e, nós, professores, de forma repentina e inédita, porque não esperávamos passar por essa tão dolorosa pandemia, fomos lançados a um novo fazer pedagógico. Muitas das vezes tínhamos a tecnologia e as práticas remotas, os celulares, os computadores, como inimigos. Percebemos de forma abrupta mas muito efetiva e oportuna que eles são nossos aliadíssimos”, disse Rejane Faria, subsecretária de Ensino do Município do Rio.

Ao participar do Congresso Latino-Americano de Educação Inovadora, em setembro, Rejane Faria também agradeceu pela parceria com a Microsoft, gigante da tecnologia digital, em conjunto com a Big Brain, edtech referência em tecnologia educacional que partner da multinacional. Essa mão estendida possibilitou formações remotas entre professores e alunos desde março, no começo da pandemia, e dos educadores no processo de letramento digital.

“Tem sim uma questão da necessidade de maior aproximação, de saber usar a ferramenta, tudo o que ela oferece para você, a gente apoia bastante. Mas como tirar proveito dessa ferramenta para você ensinar e o seu aluno aprender mais? Isso que está na perspectiva de trabalho que a gente vem fazendo com a Secretaria Municipal de Educação do Rio e várias instituições, várias redes, que é sair deste lugar de certo conforto, onde tudo funcionava, e que a pandemia veio e jogou a gente no total desconforto, tirou o nosso chão”, afirmou Vera Cabral, diretora de Educação da Microsoft Brasil.

Pensando nisso, para ajudar os professores, o Educador 21 dispôs o e-book sobre letramento digital de presente pelo Dia do Professor.

O que você vai encontrar neste e-book?

Letramento digital nada mais é do que dominar técnicas e habilidades para acessar, interagir, processar e desenvolver multiplicidade de competências na leitura das mais variadas mídias. O Educador 21 já fez matéria sobre o assunto na seção “O que é?”. E agora, no Dia do Professor, preparou este material especial reunindo mais informações sobre o tema — tão importante para a carreira do educador do século 21.

CAPA-e-book-letramento-digital-sombra-EDUCADOR21

Baixe aqui o seu e-book!

O e-book “Letramento digital para professores” tem cinco capítulos:

  • O que é letramento digital
  • Como o professor deve se preparar para ser um curador
  • Como lidar com as fake news no letramento digital
  • Microsoft e a transformação digital do educador
  • Ferramentas para utilizar no letramento digital

Para baixar o documento é simples: basta acessar este link, fazer um pequeno cadastro com o nome e o e-mail para receber seu exemplar, totalmente gratuito.

Feito em parceria com a Microsoft Brasil e a APDZ Educação e Tecnologia, o e-book conta com a participação especial do professor universitário Márcio Gonçalves, criador do projeto Semana Mídia na Escola, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de outubro. Márcio fala, em vídeo exclusivo para o Educador21, sobre fake news e como lidar com essa prática nociva no letramento digital.

A publicação digital ainda traz uma lista de livros indicados por Sueli de Abreu, coordenadora pedagógica da APDZ, para os educadores aprofundarem sua atualização profissional. E relaciona as principais ferramentas criadas pela Microsoft com a finalidade de facilitar o professor a se tornar um curador digital — assunto abordado pela diretora de Educação da Microsoft Brasil, Vera Cabral.

5 perfis no Instagram para alavancar sua transformação digital

Para deixar este presente do Educador21 ainda mais completo, o professor Márcio Gonçalves também deixa dicas de cinco perfis a serem seguidos no Instagram pelos educadores e educadoras que queiram se manter antenados sobre cultura digital, letramento digital e transformação digital.

Compartilhe: