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Plataforma auxilia a identificar aprendizagens na pandemia

Objetivo é auxiliar na construção de planos de aula efetivos e ancorados em um conjunto de orientações para que os estudantes avancem no conteúdo pedagógico, além de orientações para a elaboração de avaliações diagnósticas e formativas


Um dos grandes desafios trazidos pela pandemia da Covid-19 para as redes de ensino do país, destacou-se a adaptação das equipes pedagógicas para oferecer conteúdo não presencial a milhões de estudantes. Com a retomada das aulas presenciais, outras questões se mostram tão ou mais importantes.


Como a identificação das aprendizagens mínimas necessárias para que cada estudante possa avançar para a etapa seguinte. Diante disso, foi desenvolvida a Plataforma de Apoio à Aprendizagem. Direcionada a professores e gestores escolares, a plataforma é uma iniciativa conjunta. Participam da sua criação:

  • Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)

  • União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

  • Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

  • Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF)

  • Fundação Lemann

  • Fundação Roberto Marinho

  • Instituto Ayrton Senna

  • Instituto Reúna

  • Itaú Social

Todo o conteúdo da Plataforma de Apoio à Aprendizagem é gratuito e disponível para todos os interessados. O objetivo é apoiar as redes de ensino e suas escolas em processo de retomada das aulas, presenciais ou híbridas. Dessa forma será possível identificar como os alunos estão em relação aos conhecimentos e habilidades esperados para cada etapa escolar.

A partir dessa avaliação diagnóstica, com resultados produzidos por atividades de verificação de aprendizados, a plataforma pretende auxiliar na construção de planos de aula efetivos. Os projetos pedagógicos estarão ancorados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em um conjunto de orientações para que todos os estudantes possam avançar.


Entre as ferramentas oferecidas pela plataforma estão materiais de apoio ao retorno das aulas presenciais, com conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional; Mapas de Foco e Marcos de Desenvolvimento da BNCC; cadernos com atividades avaliativas; guia de uso e aplicação de diferentes avaliações; orientações pedagógicas para uso dos resultados e ensino de habilidades prioritárias para Matemática e Português do Ensino Fundamental e Médio.


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