Skip to main content

O Team Based Learning é uma metodologia que permite atuar colaborativamente — uma tendência de atuação no mercado profissional e na Educação. Por isso, é importante conhecer as metodologias ativas que possibilitam o uso dessa estratégia

Um modelo de aulas criado nos Estados Unidos vem chamando atenção no mercado educacional de todo o mundo nos últgimos anos. O Team Based Learning (TBL) ou aprendizagem baseada em equipes, como o próprio nome indica, é uma estratégia de ensino colaborativa aplicada em grupos.

Inicialmente, a estratégia era utilizada em cursos de graduação em Administração. Mas logo depois começou a ser aplicada em diferentes níveis de aprendizado. O TBL é fundamentado em quatro princípios básicos:

  1. Os grupos devem ser formados respeitando a capacidade intelectual
  2. Os alunos são responsáveis ​​pelo pré-aprendizado e pelo trabalho em equipe
  3. As tarefas devem promover o aprendizado e desenvolvimento da equipe
  4. Os alunos devem receber feedback frequente e imediato

A ideia é que cada aluno tente entender individualmente os conceitos ensinados em sala de aula e reforce o aprendizado pela realização de atividades colaborativas com os demais colegas.

Etapas de uma aula no modelo Team Based Learning

Preparação

Os participantes do grupo reúnem, individualmente, materiais sobre o tema que será discutido a fim de se prepararem para a aula. Os conteúdos podem ser de diferentes formatos: textos, áudios, vídeos, entre outros.

Teste de garantia de prontidão

Mais conhecido como RAT (Readiness Assurance Test), nessa fase os alunos realizam um teste individual com 5 a 20 questões de múltipla escolha. Em seguida, os testes são refeitos, dessa vez em equipe. Essa etapa serve como um estímulo para que o estudante aprenda sobre o assunto de antemão, para que possa contribuir com sua equipe.

Exercícios

Nesta etapa, os alunos são convidados a resolver situações-problemas. O grupo precisa chegar a um consenso sobre qual é a melhor solução para a questão apresentada e, posteriormente, apresenta suas conclusões às demais equipes. Nesse momento, o professor tem a função de mediar um debate na sala de aula com as soluções definidas pelas equipes a respeito do tópico proposto.

Professores e pesquisadores interessados no assunto podem trocar informações na página Team Based Learning Collaborative. No portal, é possível acessar pesquisas, notícias e eventos sobre o TBL. Além disso, é possível se candidatar como voluntário para contribuir com os conteúdos expostos na página.

*Fonte: Team Based Learning Collaborative

Compartilhe: