Skip to main content

Enquanto os alunos do século 21 são os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, os professores precisam aprender a lidar com tecnologia e se tornam empreendedores. Conheça as principais características do teacherpreneur

Do acrônimo em inglês (teacher + entrepreneur, ou seja, professor + empreendedor), surge com cada vez mais força a figura do teacherpreneur. Nos últimos anos, a educação tem sido alvo de grandes inovações e mudanças de paradigmas. Por isso, não é de hoje, a tendência na área de educação são os professores empreendedores.

Teacherpreneurs — ou professores empreendedores — são educadores que, além de dar aulas e desenvolver futuros profissionais também buscam soluções para melhorar o setor no qual atuam. Com isso, conseguem oferecer uma nova experiência de aprendizado.

A tecnologia foi inserida na sala de aula, as aulas tornaram-se mais interativas e, muitas vezes, acontecem a distância. Cada vez mais, ferramentas tecnológicas são usadas para reduzir o retrabalho do professor.

A disrupção bateu à porta das instituições de ensino. É a época da proliferação das edtechs. Será preciso se adequar aos novos dias para formar profissionais para atuar em funções compatíveis com as mudanças alavancadas pela Nova Revolução Industrial — a hora da educação 4.0 é agora.

Enquanto os alunos ocupam seus lugares de protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, além de mudar seu papel, o professor está mudando o seu perfil.

Confira as principais características de um teacherpreneur

Se você é um professor que deseja cultivar esses pensamentos na sua carreira, conheça as principais características de um professor empreendedor:

1 – Intimidade com tecnologia

Mesmo que suas ideias sejam ótimas, se elas não casam com as últimas tecnologias é pouco provável que tenham o poder de inovar na sala de aula.

Por isso, se quer ser um professor empreendedor, precisa aprender a lidar com a tecnologia de maneira benéfica e descobrir como isso pode ajudar a elaborar aulas mais criativas e interativas.

2 – Espírito colaborativo

Além de utilizar as ferramentas online, é preciso pensar como a tecnologia tem o poder de ajudar as pessoas ao seu redor, e a própria educação em si.

Pensar no todo, e não somente em si mesmo, é o passo mais importante para o espírito empreendedor.

3 – Atenção às tendências

Professores empreendedores estão sempre atentos às tendências. E, mais importante, abertos para as novidades.

Sabem como anda a área de atuação, conhecem nomes importantes e não deixam de lado a oportunidade de testar as novidades na sala de aula.

4 – Conhecer o aluno

Acima de tudo, professores empreendedores sabem adequar as suas aulas e as novas tendências de acordo com o perfil de cada aluno.

Entenda seus alunos e descubra como lidar com cada um deles.

Compartilhe: