• Educador21

O que é design thinking?

Entenda como funciona o design thinking, abordagem que permite, em suas atividades, que os estudantes desenvolvam habilidades ligadas às competências do século 21


Para conseguir despertar o potencial criativo dos estudantes, muitos professores têm recorrido ao Design Thinking como ferramenta educacional. A abordagem cada vez mais se apresenta como uma nova perspectiva pedagógica que permite o desenvolvimento de profissionais criativos que deem conta das diferentes demandas que a práxis inovadora lhes impõe no século 21.


"Design thinking é um modelo de pensamento centrado no ser humano. É colaborativo, é otimista, experimental e transforma desafios em oportunidades. Significa acreditar que podemos fazer a diferença", define a coach educacional e especialista em design thinking Graça Santos.


Para além disso, o design thinking é um processo que ajuda a identificar problemas, organizar informações e criar soluções. Quando aplicado à prática educacional, funciona como uma ferramenta de aprendizado por projeto.

A partir de um problema, os alunos conseguem trabalhar, em apenas uma atividade, conceitos relacionados a várias discisplinas. Alcançam, assim, um conhecimento multidisciplinar. O professor, por sua vez, precisa ter cabeça de designer: apropriando-se da experimentação, transgredindo e questionando as próprias atitudes e resultados do cotidiano.


"O papel do professor que antes era o responsável direto por levar o conhecimento aos alunos de forma convencional precisa ser ressignificado. Neste novo cenário, com informações em qualquer lugar e a qualquer hora, o professor que a sociedade precisa deve ter, ainda mais potencializadas, as características de mediador, facilitador e curador", sentenciou a especialista.


O design thinking permite, por meio de suas atividades, que os estudantes desenvolvam habilidades ligadas às competências do século 21, como autonomia, corresponsabilidade, liderança, colaboração/cocriação, entre outras.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #oqueé #designthinking #metodologiasativas