• Educador21

LIV homenageia educadores em vídeo emocionante

Fernanda Montenegro dá voz aos sentimentos da escola em vídeo do LIV. Iniciativa destaca a importância da escola na vida das pessoas


Fernanda Montenegro, atriz indicada ao Oscar e ganhadora do Emmy, é a voz de uma escola viva, que fala do que sente e reconhece a importância das pessoas. Um vídeo produzido pelo LIV (Laboratório Inteligência de Vida), programa socioemocional que está em mais de 350 escolas pelo Brasil, intitulado “Escola que sente”, presta uma homenagem a todos os educadores do Brasil.


As cenas mostram uma instituição vazia e a presença isolada de algumas pessoas, representando os alunos, professores e funcionários que costumam ocupar esse espaço. Em forma de poesia, o texto fala a todas as escolas e educadores do Brasil, personificando a instituição e refletindo sobre seus sentimentos e sobre como as pessoas e relações a formam.


A escola é (ou deveria ser) presente na vida de todos e, mais do que nunca, foi possível perceber como a nossa sociedade se organiza a partir dela. Assista ao vídeo:



“Ouvimos muito dos nossos alunos e professores que eles sentem falta da escola. Existe um lugar simbólico de pensar que essa escola também sente falta das pessoas que a compõem e escrevem suas marcas e histórias nos seus corredores”, disse Joana London, psicóloga e gerente-executiva Pedagógica do LIV.

O LIV faz parte do Grupo Eleva Educação desde 2017. É um programa de aprendizado socioemocional que engloba todos os anos da educação formal, desde a educação infantil até o ensino médio. Hoje, impacta mais de 200 mil alunos e famílias de 350 escolas parceiras.


O programa ocorre como um tempo de aula na grade curricular e busca se expandir na escola como um pilar socioemocional. Foi pioneiro na criação de um material virtual para lidar com questões que surgiram durante a pandemia, o "LIV em Casa", permanecendo, assim, junto à comunidade escolar mesmo durante o isolamento social.

Independente de quando o retorno físico às escolas possa acontecer, é importante que todo o processo que estamos vivendo na comunidade escolar seja sustentado no cuidado socioemocional para todos que a compõe.


“O LIV destaca a importância do olhar para a saúde mental e emocional não só desse aluno, mas também das famílias, professores e funcionários. Essa 'escola que sente' reconhece a importância de olhar mais para pessoas do que para resultados e se sensibiliza como protagonista na vida de boa parte da sociedade”, disse Fabiana Decnop, gerente-executiva de Marketing do LIV.


A gravação das imagens do vídeo homenagem ocorreu respeitando todas as indicações dos órgãos de saúde. O áudio foi enviado por Fernanda Montenegro da sua casa.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #LIV #EscolaEleva #habilidadessocioemocionais