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Levantamento identifica características de retomada escolar em 20 países

Medidas sanitárias consistentes, comunicação clara e adoção de políticas para profissionais pertencentes aos grupos de risco são algumas das tendências observadas no estudo


A pedido de uma coalizão de instituições do terceiro setor -- entre elas Fundação Lemann, Itaú Social, Instituto Unibanco e Instituto Natura --, o Vozes da Educação elaborou levantamento internacional inédito sobre a retomada escolar. O objetivo do estudo é apoiar estados e municípios no maior desafio educacional dos últimos tempos.


A consultoria especializada em educação coletou dados de 20 países -- África do Sul, Chile, China, Uruguai, entre outros -- para identificar novos rumos e aprender com a experiência de outras localidades no momento de retorno presencial das aulas.

Para a fundadora do Vozes da Educação, Carolina Campos, o documento não tem função opinativa sobre o que deve ou não ser feito. Mas o de ampliar o conhecimento de iniciativas bem sucedidas.


"Não pretendemos dizer se as aulas devem ou não voltar. Acreditamos que essa é uma decisão local, que envolve não apenas o estágio da curva e as medidas sanitárias mas, sobretudo, um olhar para dentro de cada município, enxergando de peito aberto a sua própria realidade", disse Carolina Campos.


O levantamento pode ser acessado, na íntegra, neste link.

Os dados, levantados a partir de fontes oficiais, publicações de instituições de pesquisas e notícias, foram divididos nos seguintes eixos:

  • estágio da curva de contágio

  • funcionamento do comércio

  • colocação no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes)

  • estratégias de reabertura das escolas

  • medidas sanitárias adotadas

  • opinião pública

  • transparência/comunicação do governo com a população e comunidades escolares

Após análise detida do comportamento dos países, o levantamento cruzou as variáveis para identificar tendências e, inclusive, classificar países de acordo com a satisfatoriedade do processo de reabertura das escolas.

Ainda segundo o levantamento, os países classificados como satisfatórios são aqueles em que as escolas reabriram e não registraram contaminação entre alunos e professores que saísse do controle.


Dentre os principais achados, pode-se dizer que uma retomada satisfatória envolve:

  1. Reabertura faseada e com curva estabilizada ou decrescente

  2. Comunicação clara e transparente do governo sobre os próximos passos

  3. Adoção de políticas específicas para profissionais pertencentes aos grupos de risco

  4. Implementação de medidas sanitárias consistentes e alinhadas com as especificidades dos países e escolas

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