Skip to main content

Os cursos “Prepare-se”  para capacitar professores revisam as habilidades fundamentais de Matemática do Ensino Fundamental e Médio e se baseiam nos Mapas de Foco da BNCC do Instituto Reúna e Itaú Social

Criada em 2008 por Sal Khan com o objetivo de disponibilizar ferramentas online para ajudar no aprendizado dos estudantes de todo o mundo, a Khan Academy https://www.khanacademy.org/ vem fortalecendo um de seus pilares básicos de atuação durante a pandemia — dar suporte aos professores. Dessa maneira, a Khan oferece um curso de formação para professores com dicas de implementação para 2021.

De forma totalmente gratuita, o “Prepare-se” reúne cursos preparatórios na disciplina de Matemática alinhados à BNCC para alunos do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio. O objetivo é controbuir para reduzir os déficits de aprendizagem causados pela pandemia, que impactou diretamente a rotina de professores e estudantes, causando uma perda significativa no aprendizado no ano letivo de 2020.

Com todos os conteúdos atrelados ao Mapa de Foco da BNCC disponibilizado pelo Instituto Reúna e Itaú Social, as competências foram traduzidas em objetos de aprendizagem para guiar o desenvolvimento integral dos estudantes.

“É parte da nossa missão propor soluções que diminuam as defasagens de aprendizagem que foram ampliadas pelo fechamento das escolas. Esperamos que os novos cursos continuem ajudando os professores no uso de recursos digitais, principalmente num momento em que a personalização de ensino se torna ainda mais necessária”, disse o Country Manager da Khan Academy Brasil, Sidnei Shibata.

Os cursos “Prepare-se” cobrirão o Ensino Fundamental 1 (3° ao 5° ano), com cursos concentrados para cada um dos anos letivos, o Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano), com cursos divididos em até quatro partes por ano letivo, e o Ensino Médio, com conteúdos cobrindo o Ensino Fundamental 2 para alunos do 1°ano.

Formação de professores também será totalmente gratuita

A formação voltada para capacitar professores será inteiramente gratuita e contará com vídeos, artigos e materiais de apoio que capacitam os educadores com estratégias de ensino em 2021. “Os professores podem usar a Khan como uma ferramenta para facilitar a rotina com os alunos”, explicou Shibata.

Os modelos de implantação dos cursos são simples e garantem que as necessidades individuais dos estudantes sejam identificadas para atuação do professor.

A sugestão de uso pela Khan é que os professores analisem o desempenho de cada aluno pelo relatório de progresso dos exercícios e avaliações formativas e façam recomendações personalizadas para permitir que todas as habilidades e pré-requisitos presentes no curso sejam estudados pelos alunos.

O “Prepare-se” já está disponível para o ensino fundamental e 1° ano do ensino médio. O curso pode ser acessado pelo menu de cursos no site da Khan Academy. A formação para capacitar professores estará disponível também pela plataforma

Compartilhe: