• Educador21

'Hub' online terá palestra do criador da sala de aula invertida

Evento realizado pelo Edify, programa bilíngue para escolas, o 'hub' foi transformado em plataforma online durante a pandemia para proporcionar encontros semanais. Na próxima edição, de 8 a 10 de julho, terá entre os convidados o cocriador da metodologia sala de ula invertida, o pedagogo americano Jon Bergmann


O programa bilíngue para escolas Edify realizará um grande encontro online, de 8 a 10 de julho. A iniciativa faz parte do “hub”, evento anual sobre educação, agora com edições mensais e adaptadas ao meio digital. O objetivo do encontro será de orientar educadores para o retorno das aulas presenciais, com datas previstas em diversas cidades brasileiras.


“Assim como as escolas, o hub também teve que se adaptar aos tempos de pandemia. Temos como premissa a defesa da educação com um importante pilar na formação do aluno como agente de transformações e nos sentimos honrados em poder proporcionar esse grande encontro com nomes tão relevantes e que certamente inspirarão os participantes”, disse a CEO da Spot Educação, Marina Dalbem.


Profissionais de todo o país vão poder participar gratuitamente. O evento será organizado em trilhas temáticas de conhecimento sobre os principais pontos de atenção para a volta às aulas presenciais.

  • “Emoções – aspectos emocionais para receber a comunidade escolar”, no dia 8

  • “Metodologias – métodos ativos de ensino para a volta às aulas”, no dia 9

  • “Estrutura e treinamento – mudanças estruturais de gestão e treinamento dos docentes para preparar a escola em diferentes aspectos”, no dia 10

Foram convidados especialistas renomados, como o autor americano Jon Bergmann – um dos desenvolvedores da metodologia da sala de aula invertida. Para acompanhar o hub20, basta se inscrever gratuitamente neste link.

O hub existe desde 2018 como um evento presencial para educadores, coordenadores e diretores de escolas de educação básica no Brasil. É uma realização do Edify, programa bilíngue presente em mais de 100 escolas pelo Brasil e que impacta mais de 20 mil alunos, implementando um ensino de inglês com metodologias ativas nas escolas.


Com o isolamento social em 2020, o hub se transformou em uma plataforma online de conteúdo contínuo. Semanalmente, suas palestras já foram assistidas por milhares de educadores que procuram se aperfeiçoar e achar soluções para o momento educacional presente e futuro.


Para contribuir com famílias mais vulneráveis economicamente por causa da pandemia de Covid-19, parte do cachê dos convidados será revertido em doações para o Escolas Por Todos. O projeto é liderado pela ONG Instituto da Criança, em parceria com o Edify e outras marcas da Spot Educação.

Uma mesa-redonda sobre diversidade dentro e fora das escolas abrirá o evento, na quarta-feira, 8 de julho. A estudante carioca e influenciadora digital Ndeye Fatou, o jovem baiano Adriel Oliveira (dono do perfil literário “@livrosdodrii”), a escritora Janine Rodrigues (fundadora do @Piraporiando) e a psicopedagoga especialista em educação infantil Clarissa Brito comandarão o debate.


Ainda no primeiro dia de evento, haverá a palestras do entusiasta da aprendizagem Eduardo Valladares e do especialista em mediação de conflito e comunicação não-violenta Dominic Barter.


Jon Bergmann, pedagogo americano

O pedagogo americano Jon Bergmann, cocriador da metodologia de "sala de aula invertida”, é um dos destaques da programação. Referência absoluta em métodos ativos de ensino, Bergmann dará a palestra em inglês. Haverá tradução simultânea para todos os participantes. O especialista falará da metodologia, na qual o próprio estudante desenvolve projetos ou estudos para depois apresentar a toda a turma e professor quais foram suas descobertas ao longo do processo.


Ainda no dia 9, o Mestre em Tecnologias Educacionais Fernando Trevisani (um dos autores do livro “Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação”) e a Coordenadora Acadêmica da Spot Educação, Andreia Fernandes.


Cuidados e medidas de proteção à saúde – física e mental – serão o foco do último dia de evento, sexta-feira, 10, com palestras do escritor e psicólogo Rossandro Klinjey, sobre o olhar necessário para garantir a segurança dos alunos nessa retomada, com a arquiteta Cláudia Mota e a pediatra infectologista Cris Meirelles.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #metodologiasativas #saladeaulainvertida #hub #edify