• Educador21

Grupo educacional brasileiro lança seu próprio 'Portal Edtech'

Iniciativa do Cruzeiro do Sul Educacional prima pela troca entre comunidade acadêmica com conteúdos gratuitos no contexto de economia criativa e compartilhada em prol da inovação em sala de aula


Um grupo educacional baseado em São Paulo que conta com aproximadamente 350 mil alunos do ensino básico até a pós-graduação, e 9 mil professores e colaboradores administrativos acaba de lançar um portal cujo objetivo é criar uma comunidade de troca de experiências. O Portal EdTech da Cruzeiro do Sul Educacional -- quinto maior grupo de ensino do país -- quer compartilhar o uso e pesquisas em tecnologia na educação com outras instituições.


O objetivo é que o conhecimento chegue a toda a comunidade acadêmica interessada no futuro da educação. A partir da conexão pelo site, a comunidade acadêmica poderá trocar experiências de uso e pesquisas em tecnologia na educação. Dessa forma, reúne-se em um só lugar as atuais tendências que possibilitam superar as dificuldades enfrentadas por todos os docentes e gestores por conta da pandemia da Covid-19.



Os idealizadores explicaram que a iniciativa foi inspirada no contexto de economia criativa e compartilhada, em prol da busca pela inovação em sala de aula.


“Uma iniciativa como essa não é algo comum no Brasil, especialmente em instituições privadas. Temos como base nosso grupo de pesquisa, então acreditamos que é essencial partilhar todo o conhecimento adquirido. É preciso colaborar com a comunidade. Estamos todos passando por uma grande fase de aprendizado”, disse Carlos Fernando Araújo Jr, pró-reitor de Educação a Distância na Cruzeiro do Sul Virtual.

O Portal EdTech disponibiliza pesquisas e publicações, oferece e indica recursos educacionais para auxiliar docentes, entre aplicativos, laboratórios e ambientes virtuais. Também realiza webinares com profissionais do mercado para debater a educação a distância, o ensino remoto síncrono emergencial, entre outros temas pertinentes para quem atua em Educação do país.


Já a iniciativa da universidade corporativa acadêmica é voltada para a formação de professores, tutores e funcionários do grupo, com cursos desde a formação geral até a formação de competências socioemocionais e de qualidade de vida, como o mindfulness.


“A plataforma, que disponibiliza conhecimento, sugere recursos e propõe um espaço de troca, é uma contribuição da Cruzeiro do Sul Educacional para todo o ecossistema do ensino superior brasileiro e que está alinhado a iniciativas internacionais já reconhecidas, onde essa troca de experiências já está inserida no cotidiano da comunidade acadêmica”, explicou o pró-reitor.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #portaledtech #cruzeirodosuleducacional