• Educador21

Estudantes criam aplicativos em maratona de desenvolvimento

O Desafio Quarentena foi promovido pelo Porto Digital revelou três aplicativos que devem entrar para o rol de novidades no mundo da tecnologia


O Desafio Quarentena, evento promovido pelo Porto Digital com participação da Faculdade Senac, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Tiradentes (Unit), revelou três aplicativos que devem entrar para o rol de novidades no mundo da tecnologia.


A maratona de ideação e prototipação 100% online objetiva gerar soluções inovadoras para problemas surgidos da pandemia. As áreas contempladas foram empregabilidade, inclusão digital e saúde. O evento atraiu dez equipes participantes, que receberam mentorias e informações para o desenvolvimento de projetos.


Foram 91 inscritos, 11 mentores principais e um time de 12 especialistas das três instituições de ensino organizadoras. As equipes contarem com lives de conteúdo e oficinas com temas como design thinking, prototipação, como fazer um pitch, entre outros.

Diversos protótipos foram apresentados com alto potencial inovador. Os temas escolhidos pelas equipes foram voltados projetos sobre violência contra a mulher, vendedores ambulantes das praias, pessoas em vulnerabilidade social, geração de empregos para comunidades, novas tecnologias para a educação, entre outros.


As soluções vencedoras do desafio são voltadas para idosos, marcação de exames médicos e “financiamento” coletivo para doação a pessoas em vulnerabilidade social.

  • Together

O app criado pelo grupo Nico se propõe a conectar pessoas em vulnerabilidade social com doadores que podem se cadastrar na plataforma e escolher o que pretendem doar. A partir daí, o próprio aplicativo direciona a contribuição para famílias residentes de comunidades.

  • Colab Saúde

A equipe Unicapers idealizou uma plataforma onde o usuário pode realizar a marcação de exames de saúde com geolocalização para identificar os laboratórios que oferecem o serviço com base em tipo, localidade e preço. A ideia é que, por meio das marcações, os pacientes não só recebam descontos nos futuros exames, como também colaborem para que pessoas em situação vulnerável consigam ser examinadas por preços mais acessíveis.

  • Contigo

O time da Quick Results, formado por estudantes da Faculdade Senac, construiu um aplicativo voltado para promover redes colaborativas entre idosos e pessoas mais jovens. No app, quem é mais velho pode pedir ajuda para buscar produtos e encomendas em farmácias, supermercados, padaria, e os usuários cadastrados se comprometem a levar o material para facilitar a vida de quem não tem mais a mesma capacidade de locomoção.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #portodigital #desafioquarentena #startups