• Educador21

Enem 2020: preparação requer soluções inovadoras e tecnologia

O Educador21 foi buscar exemplos de soluções para ajudar os estudantes a potencializarem seus estudos nessa reta final para o Enem


A aproximação das provas do Enem -- que costuma deixar os estudantes ansiosos -- desta vez traz um agravante: as dúvidas em relação ao exame. A preocupação acabou intensificada pelos desafios enfrentados durante a pandemia, as aulas remotas, o planejamento dos estudos em casa e a manutenção da saúde emocional.

Diante desse cenário, o Educador21 saiu em busca de exemplos de soluções para ajudar os estudantes a potencializar seus estudos nessa reta final. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Enem 2020 será aplicado em 2021, em duas versões.

O Enem Impresso, presencial, está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. E o Enem Digital aplica exames nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A edtech Descomplica, com larga experiência na preparação de alunos para vestibulares, promove um megassimulado gratuito. Mais de 85 mil estudantes participam da iniciativa, que segue até janeiro. Já a Plataforma AZ de Aprendizagem -- marca da Conexia Educação que conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica -- criou o Desafio 100 Dias AZ.

A metodologia da Plataforma AZ é considerada líder em notas 1.000 na redação do Enem 2019. Também é apontada como referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do Brasil. Com o objetivo de garantir a alta performance dos estudantes, preparou um conjunto de ações para orientar os alunos.


"A metodologia AZ no Ensino Médio promovendo uma formação personalizada. Nesse momento de incertezas, estamos ainda mais perto dos alunos com conteúdos no YouTube, Facebook, Instagram, TikTok e blog, para que eles possam acessar como e quando quiserem", explicou Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.


Entre os materiais produzidos, estão vídeos semanais no canal do AZ no YouTube, com as principais dicas para o Enem e a participação de professores-show do AZ e edutubers como Débora Aladim e Prof. Noslen.

O megassimulado Descomplica é formado por 180 questões mais uma Redação. A duração é a mesma do Enem. E quando o usuário começa, deve ir até o final, não havendo a possibilidade de interromper ou deixar o que foi feito salvo para prosseguir posteriormente.


"Mesmo que a data tenha mudado, é muito importante o vestibulando ter um contato com um simulado para treinar o tempo de resposta para as questões. Com os dados gerados pelos resultados do simulado, o aluno poderá personalizar seus estudos mais facilmente", disse Matheus Pires, Gerente Pedagógico do Descomplica.

A sugestão de redação é pensada dentro de um tema que virou boato entre os estudantes como possível norte para parte escrita da prova -- Tabagismo, por exemplo. Os participantes podem realizar o exame em PDF ou digitalmente. Mas apenas assinantes do Descomplica podem enviar o texto para a avaliação e correção dos professores.


Da mesma forma, o megassimulado conta com uma avaliação para auxiliar os alunos a se prepararem para a prova. Sendo que os assinantes da plataforma ainda podem participar das revisões ao vivo que acontecem diariamente e são exclusivas.


"Neste momento tão difícil que o Brasil inteiro enfrenta, o Descomplica busca ajudar alunos no país inteiro a seguirem seus estudos. Um dos nossos motes é a democratização do ensino", ressaltou Matheus.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #Enem2020