• Educador21

Grupo Eleva disponibiliza cartilha de acolhimento do LIV

O LIV - Laboratório Inteligência de Vida, do Grupo Eleva, elaborou um guia gratuito para ajudar escolas de todo o país a prepararem o seu retorno e a criarem seu novo normal


Mesmo sem data de reabertura definida, medidas de proteção para a comunidade escolar vêm sendo estruturadas por instituições de ensino particular em todo o país. Novas rotinas de controle, higiene e prevenção de riscos passarão a integrar a realidade das instituições de ensino quando do retorno às atividades presenciais após a pandemia do novo coronavírus.


Para além das transformações no âmbito pedagógico em decorrência do processo de educação remota iniciado pelo afastamento das salas de aula, uma outra questão vem sendo considerada essencial por educadores e gestores: o acolhimento. Com o esperado reencontro entre professores e alunos, é uma das prioridades nas escolas deverá ser uma matéria chamada vida.


Ciente desse momento e tendo em seu DNA, além da excelência acadêmica, também a inteligência de vida e a cidadania global, o Grupo Eleva criou um documento com o propósito de construir o chamado novo normal.


"O objetivo é ajudar a construir as novas rotinas que serão necessárias, tanto em medidas sanitárias quanto no autocuidado, na acuidade e no empenho de se relacionar com as coisas à sua volta e a desempenhar empatia na pratica, a agir com coletividade", explicou o consultor pedagógico do Laboratório Inteligência de Vida (LIV), Raul Spitz.


O projeto LIV foi lançado pelo Grupo Eleva em 2017. A proposta, desde então, é preparar os alunos para os desafios do século 21 por meio de um programa que desenvolve competências socioemocionais. Atualmente, o LIV impacta mais de 200 mil alunos e famílias de 350 instituições parceiras do grupo.

O LIV preparou um material inédito para auxiliar as escolas de todo o Brasil neste momento tão desafiador de volta às aulas presenciais. A boa notícia é que o "Guia de Acolhimento na Volta à Escola" está disponível para download gratuito também para as escolas que não integram o Grupo Eleva.


"A ideia trabalhar o passo a passo com as escolas parceiras e compartilhar essa nossa expertise e experiência da jornada de conteúdos com instituições de ensino de todo o país, para caminharmos juntos neste processo de retorno em que será necessário um fortalecimento da comunidade escolar com um olhar mais atento para o socioemocional", disse Raul Spitz.


O conteúdo elaborado pelo LIV é baseado em três etapas:

  • Acolhimento: como lidar com os reencontros e como os sentimentos precisam ser acolhidos nessa etapa.

  • Elaboração: sobre cuidar da saúde mental e a importância de ter um olhar cuidadoso com a comunidade escolar, principalmente para tratar assuntos delicados como o luto.

  • Ancorada: o fortalecimento das redes familiares, aprendizagens e a importância de um acompanhamento coletivo.

Todo o conteúdo foi desenvolvido por psicólogos e pedagogos da equipe do LIV e convidados. O resultado é um conjunto de orientações, dicas, atividades e vídeos, sempre de maneira lúdica e prática, para que gestores e professores possam assimilar e adaptar para sua retomada inspirados no LIV.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #LIV #eleva #grupoeleva #competenciasparaoseculo21 #habilidadessocioemocionais #pandemia #covid19 #voltaàsaulas #acolhimento