• Educador21

FTD Educação fecha parceria com ChatClass para ensinar inglês

Com o convênio, a FTD Educação é a primeira editora a firmar parceria no Brasil com a startup educacional fundada em Nova York


A FTD Educação, empresa do ramo de livros didáticos, literatura e soluções educacionais, fechou parceria com a edtech ChatClass, que atua no ensino de Inglês com o uso de uma Inteligência Artificial via WhatsApp. A FTD Educação é a primeira editora a firmar convênio no Brasil com a startup educacional fundada em Nova York.


“Estudos mostram que Inteligência Artificial aplicada na educação promove mais flexibilidade no processo de aprendizado da língua inglesa e, também, mais envolvimento dos alunos. Se pensarmos nos estudantes de hoje, que estão sempre conectados, inserir tecnologia no ambiente escolar é uma forma de nos adaptarmos ao perfil dessa nova geração e ao cenário atual”, destacou Cinthia Mancini, consultora pedagógica de idiomas da FTD Educação.

Em julho, a FTD Educação adquiriu participação minoritária na Estuda.com, startup que oferece aprendizado adaptativo por meio de Inteligência Artificial para montar um plano de estudo customizado para cada estudante. A startup adquirida já presta serviço para 400 colégios privados, e deve quadruplicar esse número nos próximos dois anos, com aportes da FTD Educação.

O novo programa StandFor Evolution da FTD Educação, que amplia a carga horária para ensino da língua inglesa nas suas escolas para formação de alunos bilíngues, será imediatamente beneficiado pela parceria. “Fazer parte desta iniciativa da FTD Educação nos enche de orgulho. O StandFor Evolution já é um sucesso e estamos muito honrados em sermos parte dele”, dissse o CEO e fundador da ChatClass Jan Krutzinna.


A partir de agora, o programa oferecerá novas ferramentas tecnológicas para facilitar o aprendizado do idioma e melhorar a pronúncia e o entendimento da língua usando Inteligência Artificial. É o caso do Robô de Inglês desenvolvido pela ChatClass, um assistente digital acessado pelo WhatsApp que interage com o estudante, com foco na oralidade.


A tecnologia auxilia em treinos de pronúncia, no desenvolvimento da fala e pode ser usada dento e fora da sala de aula. Os professores também têm acesso à plataforma My ChatClass, com informações personalizadas (individuais e gerais) de análise de participação e aprendizado dos alunos. Outra novidade oferecida pela ChatClass é o Intercâmbio em Sala de Aula (ISA), que oferece encontros digitais com professores em países como Estados Unidos, Austrália e Inglaterra para prática do idioma e trocas interculturais.


“Um dos principais desafios no aprendizado de inglês nas escolas é a fluência no idioma. As novas ferramentas do StandFor Evolution dão atenção especial à oralidade. Com o Intercâmbio em Sala de Aula, nosso objetivo é melhorar a performance de fala e o vocabulário dos estudantes. O Robô da ChatClass é uma ferramenta que ajuda a corrigir a pronúncia e promove o desenvolvimento da fala, em especial, de alunos mais tímidos, que não se comunicam muito durante as aulas”, explicou Adriana Battonyai, coordenadora nacional de idiomas da FTD Educação.


O Robô da ChatClass e o ISA estarão disponíveis para alunos a partir dos anos finais do Ensino Fundamental.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #edtechs #escolabilíngue #FTDEducação