• Educador21

Como encontrar materiais pedagógicos gratuitos no Google for Education?

Conteúdo para aulas, videoaulas e séries audiovisuais da Fundação Roberto Marinho estão disponíveis na plataforma do Google Classroom


A Fundação Roberto Marinho firmou parceria com a Google for Education para oferecer conteúdos educacionais de apoio a professores e gestores de escolas públicas em todo o país. A iniciativa nasceu do desejo das duas instituições de contribuir com as redes de ensino público ao oferecer um conteúdo educacional variado e de fácil acesso nesse período de grande desafio para a educação.


A mobilização, independentemente do cenário atual, é muito importante. "O momento é urgente. Por isso, nos mobilizamos para oferecer soluções customizadas e de qualidade, de maneira ágil, para os estudantes, educadores, familiares e instituições parceiras de todo o país", disse o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Wilson Risolia.

A expectativa com a parceria é aumentar a base de conteúdos gratuitos disponibilizados no Google Classroom. "Embora a tecnologia seja um componente essencial para a formação, ela precisa dos professores para ser parte poderosa dessa solução", afirmou Alexandre Campos, head do Google for Education para o Brasil.


Parte do acervo pedagógico da Fundação voltado ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio -- em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) -- está disponível gratuitamente no Google Classroom, da plataforma GSuite for Education, presente em milhares de escolas em todo o país.


Todo o material pode ser acessado pelas escolas e secretarias de Educação que já utilizam a ferramenta, no site da Fundação. Para a escola ou secretaria receber acesso a esses conteúdos, basta entrar no site e realizar um cadastro.

O acervo disponível é composto por materiais de aulas de todas as disciplinas, além de videoaulas e uma seleção de séries audiovisuais do Canal Futura, desenvolvidos pela Fundação Roberto Marinho. Tudo adaptado por uma equipe multidisciplinar do Google for Education em objetos de aprendizagem interativos, dinâmicos e atraentes para todos os públicos.


Tais objetos estão disponíveis em Google Formulários para uso imediato e de forma simples, direto no Google Sala de Aula. Podem ser usados no formato em que estão ou podem ser editados pelos professores para atender às suas necessidades pedagógicas.


Os professores darão acesso aos estudantes, que podem utilizar qualquer dispositivo, inclusive celulares, para utilizar o conteúdo. De acordo com as parceiras, a plataforma poderá ser usada para dinamizar as aulas e oferecer aos jovens atividades complementares ao planejamento pedagógico.


#educação #tecnologia #inovação #educador21 #professores #googleforeducation #fundaçãorobertomarinho