Skip to main content

Um app gratuito de reforço escolar está auxiliando milhares de estudantes a recuperar o nível de aprendizagem. Desenvolvido pelo Instituto ABCD, o app EduEdu se transformou na ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia

O Instituto ABCD desenvolveu um app gratuito de alfabetização e reforço escolar com soluções tecnológicas. O EduEdu  conta com avaliações e materiais didáticos de língua portuguesa para crianças que estão entre o 1º e 3º anos do ensino fundamental, e também atende os anos finais da Educação Infantil — crianças de 4 e 5 anos. Com isso, contribui para o desenvolvimento de alunos com alguma dificuldade de aprendizado.

O EduEdu identifica quais pontos a criança precisa melhorar e desenvolve atividades personalizadas. Além de acompanhar a evolução do usuário, monitora o seu processo gerando novas atividades. No ano passado, o app registrou mais de 310 mil alunos cadastrados, cerca de cinco vezes acima da meta inicial de downloads para o ano todo.

Com o surgimento da Covid-19, algumas prioridades precisaram ser revistas. Gestores, professores e familiares passaram a buscar soluções para minimizar os efeitos da pandemia, uma vez que redes públicas de ensino e muitas escolas privadas não estavam preparadas para o ensino a distância. Dessa forma, o EduEdu assumiu a missão de dar o apoio no processo de ensino e aprendizagem nessa nova realidade, e inseriu atividades digitais, uma demanda solicitada pelos próprios pais e responsáveis, sem deixar de lado as atividades impressas.

“O investimento nas atividades digitais foi nosso primeiro foco, pois era importante tornar um ensino de qualidade acessível em momento tão desafiador. Após a disponibilização das atividades digitais para os usuários, percebemos o real tamanho da demanda por esse tipo de conteúdo e decidimos organizar uma produção contínua de atividades. Trinta dias após o lançamento, já tínhamos o registro de 8.569 atividades digitais concluídos por 2.849 usuários”, disse Nicolas de Camaret, diretor executivo do Instituto ABCD.

App gratuito também tem função para atuar sobre questões socioemocionais

O Instituto ABCD é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com dislexia e outros transtornos de aprendizagem. Mas com a pandemia surgiu outra preocupação do instituto: as consequências emocionais do isolamento social, pois o afastamento da escola afeta diretamente a saúde mental dos alunos.

“Lançamos em março um espaço socioemocional dentro do app gratuito EduEdu, e já tivemos mais de 248 mil acessos. Com essa ferramenta, ajudamos as crianças a reconhecer e nomear suas emoções e oferecemos recomendações de apoio para os adultos. E para ajudar com a ansiedade com relação ao Covid-19, em parceria com o Instituto Ame Sua Mente, temos também um espaço dedicado a esse tema, com dicas e atividades”, disse Juliana Amorina, diretora presidente do Instituto ABCD.

O EduEdu segue todas as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Está na lista dos TOP25 app gratuitos de educação do Google Play, e utiliza a gamificação para incentivar de forma divertida os alunos, com vídeos e músicas.

“Ainda precisamos aumentar a quantidade de atividades disponibilizadas a nossos alunos. O investimento na gamificação  é contínuo, pois sabemos que a motivação é importantíssima no processo de aprendizagem e estamos no processo para inclusão da disciplina de matemática. Queremos que o EduEdu seja um aplicativo e uma ferramenta transformadora de educação” afirma Juliana.

Compartilhe: